Separar as contas pessoais das do consultório é possível?

por | fev 10, 2017 | Contabilidade, Gestão Financeira | 0 Comentários

Quando falamos da importância de  separar as contas pessoais das do consultório, sabemos que esse é um ponto chave na gestão de seu negócio.

Misturar contas pessoais com as contas do consultório é uma prática muito comum em pequenas e médias empresas. Isso pode interferir predatoriamente na saúde do seu negócio!!

O QUE COSTUMA ACONTECER NO MERCADO

Para muitos Dentistas quando se pergunta o que é lucro no seu modelo de negócio, a resposta que mais surge é que lucro é o que sobra depois que pagamos as contas do mês do consultório/clínica. Infelizmente para alguns, o saldo no extrato bancário no final do mês sinaliza o resultado financeiro. Se sobrou ótimo, se faltou recorre-se a um capital de giro, caso exista…

UMA GESTÃO FINANCEIRA EFICIENTE

Ao aplicarmos uma gestão financeira em odontologia DE FORMA PLANEJADA, o profissional deve incluir como um dos pagamentos a fazer,O SEU SALÁRIO, as contas da clínica e depois disso,o RESULTADO obtido.

Um dos pilares do coaching financeiro em odontologia consiste em fazer este planejamento de forma anual. O pagamento do “salário” ou Pró-labore do dentista deve ser pago como se fosse mais uma das contas da empresa. Inclusive é a mais importante, e segundo alguns, a razão de existir de um negócio.

De que adianta trabalhar, pagar as contas da empresa e
não levar o merecido dinheiro para a vida pessoal?

COMO RESOLVER, ENTÃO, FLÁVIO?

De forma prática e para os mais desorganizados, sugiro que se tenham duas contas bancárias. Uma da empresa e outra pessoal. E assim como se paga uma conta de condomínio no dia “X”, o salário do dentista também deve ser pago num dia definido, ou seja, de uma única vez se transfere o salário do dentista da conta do consultório para a conta pessoal. Caro dentista, pague-se como se você fosse um funcionário de seu negócio! Inclusive, mesmo que desafiador, indico que este custo precioso de salário seja pago no primeiro dia útil do mês. A principal conta de seu consultório! Uma poderosa e simples forma de dar a este custo a importância devida. Para os mais organizados e que controlam custos em planilhas separadas uma conta bancária pode ser suficiente.

Outro ponto importante de se incluir este salário com um custo é justamente estimular o pensamento estratégico em odontologia na precificação do serviço. Caso se precifique um serviço sem incluir este salário, corre-se o risco de se formar um preço abaixo do real, ou seja, com consequências perigosas para os resultados pretendidos. Este é um erro que muitos dentistas cometem! Um poderosa reflexão é observar o quanto em percentual do preço formado representa a fatia finanças pessoais. Conforme o modelo de negócio, mais de 50% do que se cobra pode ser para bancar a vida pessoal do dentista. Isso ocorre quando, por exemplo, a única renda de uma família é obtida do trabalho de executor do dentista.

ULTIMAS CONSIDERAÇÕES

Se você ao ler este texto concluiu ser impossível separar as contas pessoais das do consultório, pois a conta nunca fecharia, cuidado, isso pode ser um indicador de que sua vida pessoal pode estar custando mais que a capacidade produtiva de seu negócio. Quando isso ocorre, é fundamental conhecer seus custos pessoais para caso necessário realizar alguns cortes temporários até o aumento do faturamento normalizar este cenário.

A odontologia está cada vez mais tendo que ser gerida fora da boca. Esta mudança de pensamento e que torna o dentista cada vez mais gestor se sua carreira definirá sem dúvida a sobrevivência e permanência de profissionais e clínicas neste mercado cada vez mais competitivo.

Vamos separar as contas pessoais das do consultório? está pronto ou quer agendar um horário comigo?

Flávio Ribeiro
Coach Financeiro e Consultor PenseFar; Graduado em Odontologia; Mestre em Gestão e Economia da Saúde na UFPE; Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching; MBA Executivo Gerência de Saúde pela ISAE FGV; MBA Gestão de Serviços de Saúde pela UFF- RJ; Professor IdentAcademy

Início

Ligue e agende um horário, sem compromisso: (81) 99794-3162

ou cadastre-se que entrarei em contato:http://pensefar.com.br/contato/

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *